Trabalhando em casa, parte 1

mulatinho - - 3 mins read

Sempre quis algo assim e perdi algumas oportunidades antes. Quase tive uma chance em duas gigantes mas sempre tem que ter aquela sorte a mais né. Em Agosto de 2015 recebi a proposta de trabalhar em casa numa startup em ótimo ritmo de crescimento, larguei um trabalho fixo de cinco anos para buscar novos desafios novamente no mundo dos portáteis, hoje mobiles, além é claro de uma oportunidade de trabalhar remoto. Trabalhar em casa as vezes passa a impressão para algumas pessoas de que tudo vai ser mais fácil, você não irá ter nenhum problema de adaptação e você não vai precisar se esforçar muito, se você acha isso está muito enganado. Na minha primeira experiência posso relatar alguns pontos positivos e outros nem tanto assim.

Positivos - Trânsito. Você até esquece que existe. Isso foi um dos fatores que mais me influenciaram pois aqui na minha cidade o bixo pega. - Tempo. Para mim realmente a sensação de horas a mais para fazer algo tornou-se real. Isso não quer dizer que se você não for organizado, essas horas não sejam pura procrastinação.

Negativo - Sociabilidade. Somos seres humanos e como tais precisamos nos socializar com outras pessoas, depois de um tempo isso incomoda um pouco alguns, para mim foi um pouco mais fácil pois sou bem casado. :) - Comida. É muito bom poder comer melhor e cozinhar, mas acredite, nem todo mundo gosta de cozinhar todos os dias durante um mês ou mais. Depois de um tempo você precisa dar uma saidinha para almoçar alguns dias na semana. - Sedentarismo. Por vezes é necessário esticar umas horas de trabalhos a mais ou simplesmente querer descansar um pouco e comer umas guloseimas, muitas vezes esquecemos até de levantar da cadeira por alguns minutos, e beber uma água. Lembre-se o ser humano precisa de 3 litros por dia! :P

Eu acho que nem todo mundo está pronto pra uma mudança assim, mas acredito que a maioria possa se adaptar. Ee eu pudesse dar algumas dicas a quem pensa em fazer isso, eu talvez falasse: - Seja organizado. Separe um caderninho, sua planilha ou qualquer outro método que usa para ajudar a se organizar e use-o! Use bastante. - Tenha os horários corretos. Saiba que deve dar exemplo principalmente por estar trabalhando remotamente e não perca seus compromissos. Saiba também quando parar e esquecer um pouco do trabalho. - Mantenha todos os interessados e principalmente as pessoas a quem você responde, o status das coisas que você está fazendo e tente sempre cumprir os prazos. - Ambiente de trabalho. Independente da sua profissão se você vai trabalhar remotamente você vai precisar usar sistemas de vídeo conferência, compartilhamento de telas, edição se documentos na nuvem, etc. Manter uma sala separada ou pelo o menos uma mesa que seja o seu “escritório” é essencial para mim, sempre mantenha-o limpo e organizado. Mantenha tudo o que você precisa para trabalhar ao seu alcance. - Se exercite! Pratique exercício quando puder, se for disciplinado pelo o menos umas três vezes por semana, mas ao menos faça caminhadas fora de sua casa para manter também a saúde mental.

Bom, por hora é isso. Depois tem mais!